Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pensamento de Aristóteles sobre a educação:


"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces". Aristóteles (D.L. 5, 18).

SUA MORTE

Aristóteles faleceu em Cálcis em 322 a.C., um ano depois de ter deixado Atenas, com sessenta e três anos de idade. As suas cinzas foram inumadas em Estagira, e, por sua vontade expressa, as ossadas de sua mulher foram igualmente colocadas no seu túmulo.

Vista Retrospectiva


  Com Sócrates entre a filosofia em seu caminho definitivo. O problema do objeto e da possibilidade da ciência é posto em seus verdadeiros termos e resolvido, nas suas linhas gerais, pela doutrina do conceito.Platão dá um passo além, procurando determinar a relação entre o conceito e a realidade, mas encalha, dum lado, nas dificuldades insolúveis de um realismo exagerado; de outro, nas extravagâncias dum idealismo extremo. 
  Aristóteles, com o seu espírito positivo e observador, retoma o mesmo problema no pé em que o pusera Platão e dá-lhe, pela teoria da abstração e da inteligência ativa, uma solução satisfatória e definitiva nos grandes lineamentos. Em torno desta questão fundamental, que entende com a metafísica, a psicologia e a lógica, se vão desenvolvendo harmoniosamente as outras partes da filosofia até constituírem em Aristóteles esta grandiosa síntese do saber universal, o mais precioso legado da civilização grega que declinava à civilização ocidental que surgia.

PESSOAS QUE PASSARAM NA VIDA DE ARISTOTELES

ALEXANDRE

          Filipe da Macedónia manda chamá-lo para o encarregar da educação de seu filho Alexandre, então com treze anos. Aristóteles esforça-se por desenvolver no jovem príncipe as qualidades que lhe parecem fundamentais num soberano, mas, embora Alexandre lhe dedique estima, não segue fielmente os seus ensinamentos. Assim, quando Alexandre parte, em 335 a.C., à conquista da Ásia, Aristóteles dá por concluída a sua missão e regressa a Atenas.

PLATÃO
Já mencionada, ele foi o professor de Aristóteles.

TEOFRASTO
Após a morte de Alexandre, em 322 a.C., Aristóteles é acusado de pró-macedónio embora não tivesse qualquer simpatia especial pelo regime político da Macedónia. Por isso, vê-se obrigado a deixar Atenas e a refugiar-se em Calcis, na ilha de Eubeia, deixando a sua escola ao cuidado do discípulo Teofrasto.

Frases de Aristóteles

"O verdadeiro sábio procura a ausência de dor, e não o prazer."

Frases de Aristóteles

"Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem."

Frases de Aristóteles

"A principal qualidade do estilo é a clareza."

FRASE DE ARISTÓTELES

"O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre."

SUAS OBRAS...


POLÍTICA

Magna Moralia (Grande Moral)


A POÉTICA CLASSICA

ÓRGANON

O HOMEM DE GÊNIO E A MELANCOLIA

PARADIGMA NO CÉU

  • Em comparativo com seu professor Platão, Aristóteles é um realista que antes de cantar as excelências de um estado ideal, ele prefere analisar as diversas constituições políticas e os diversos sistemas de governo. Este grande filósofo grego nasceu em Estagira na Calcídica 384 a.C sendo que foi um discípulo de Platão, queria o entendimento unitário de tudo o que ocorreu no Universo.

  •  Partindo como Platão do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos, Aristóteles constrói um sistema inteiramente original tendo como caracteres desta grande síntese como A Observação fiel da natureza, Rigor no método e Unidade do conjunto. A sua teologia é o primeiro motos imóvel, o pensamento do pensamento.

  • A filosofia de Aristóteles é a relação e conexão entre as várias áreas pensadas pelo filosofo, seus escritos versam sobre praticamente todos os ramos do conhecimento de sua época exceto a matemática, sés escritos eram divididos em duas espécies uma era exotérica e a outra acroamática, sendo que as exotéricas eram destinadas ao publico em geral eram obras de caráter introdutório composto na forma de diálogo, e as acroamáticas eram destinadas apenas aos discípulos do Liceu e composto na forma de tratados.

A FILOSOFIA DE ARISTÓTELES

 Filosofia de Aristóteles

  Partindo como Platão do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos, mas abandonando a solução do mestre, Aristóteles constrói um sistema inteiramente original. Os caracteres desta grande síntese são:

1. ,Observação fiel da natureza - Platão, idealista, rejeitara a experiência como fonte de conhecimento certo. Aristóteles, mais positivo, toma sempre o fato como ponto de partida de suas teorias, buscando na realidade um apoio sólido às suas mais elevadas especulações metafísicas.

2. Rigor no método - Depois de estudas as leis do pensamento, o processo dedutivo e indutivo aplica-os, com rara habilidade, em todas as suas obras, substituindo à linguagem imaginosa e figurada de Platão, em estilo lapidar e conciso e criando uma terminologia filosófica de precisão admirável. Pode considerar-se como o autor da metodologia e tecnologia científicas. (Geralmente, no estudo de uma questão, Aristóteles procede por partes: 
A ) começa a definir-lhe o objeto; 
B ) passa a enumerar-lhes as soluções históricas;
C ) propõe depois as dúvidas; 
D ) indica, em seguida, a própria solução;
E ) refuta, por último, as sentenças contrárias.

3. Unidade do conjunto - Sua vasta obra filosófica constitui um verdadeiro sistema, uma verdadeira síntese. Todas as partes se compõem se correspondem se confirmam.

BIOGRAFIA DE ARISTÓTELES RESUMIDA

Seu Professor PLATÃO,"Quem foi ELE?"

Platão e Aristóteles
  Platão (428/427 a.C – 347 a.C) foi um filósofo grego, discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. A sua filosofia é de uma grande importância e influência. Platão dedicou-se a vários temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento.

 
Em linhas gerais Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contacto permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é uma realidade permanente, imutável, igual a si mesma.
   
A segunda são todas as coisas que nos afectam os sentidos, são realidades dependentes e mutáveis.

  Esta concepção platónica é conhecida por Teoria das Ideias ou teoria das Formas.
Platão também elaborou uma teoria gnosiológica ou seja, uma teoria que explica como se pode conhecer as coisas, ou ainda, uma teoria do conhecimento. Segundo ele, ao ver um objecto repetidas vezes, uma pessoa lembra-se aos poucos da Ideia daquele objecto, que viu no mundo das Ideias.

  Para explicar como se dá isso, Platão recorre a um mito que diz que, antes de nascer a alma de cada pessoa vivia no mundo das Ideias. Quando uma pessoa nasce a sua alma é lançada para a Terra. Com o impacto a pessoa esquece tudo o que adquiriu no mundo das ideias e só volta a lembrar-se quando um objecto lhe aparece de diferentes formas, aí ela recorda-se da ideia desse objecto. Essa recordação, para Platão designa-se de anamnesis, ou Reminiscência.

IMAGEM DE ARISTÓTELES
 A Vida de Aristóteles:

 O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade têm influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
 Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.